Projeto Cores do Brasil será concluído no Rio no dia 13

Feb 15, 2024

O projeto Cores da Brasil, considerado o maior corredor de arte urbana da América Latina, que engloba 18 estações do BRT Transbrasil, será concluído até o dia 13. A informação foi dada nesta sexta-feira (5) à Agência Brasil por Caique Torrezão, diretor da Visionartz, agência de requalificação urbana que atua na região portuária do Rio de Janeiro desde o início das obras do Porto Maravilha.

O programa da prefeitura do Rio faz parte da entrega do novo corredor BRT e do Terminal Intermodal Gentileza. A obra é resultado de uma parceria entre a prefeitura, a concessionária Rio VLT, o Instituto CCR e a Visionartz. É uma galeria de arte urbana ao ar livre.

A partir de agora, os grafites que já aparecem no Porto Maravilha chegarão ao corredor BRT Transbrasil. Ao longo dos 26 quilômetros da Avenida Brasil, viadutos, terminais e passarelas receberão novas cores, formas e significados inspirados nas obras do profeta Gentileza, cujo nome era José Datrino (1917-1996).

O projeto Cores do Brasil levará pinturas a quatro terminais, 18 estações e 18 passarelas do BRT Transbrasil, 30 viadutos e 300 pilares de sustentação. Para isso, serão utilizados mais de 30 mil litros de tinta e mais de 10 mil latas de spray.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, “com toda essa arte urbana”, a Avenida Brasil se transformará de um lugar deteriorado e degradado em um lugar de esperança. “Este é o objetivo principal deste projeto. Será um ponto de transformação na história da cidade”, afirmou.

Colorida

Quem passa pela Avenida Brasil – uma das mais movimentadas do Rio – pode ver as cores e mensagens da Gentileza em algumas estações do BRT. Na primeira fase, foram entregues dez postos: Into/Caju, Caju Igrejinha, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Bonsucesso, Rubens Vaz, Lobo Jr, Cidade Alta e Mercado São Sebastião.

Também foi concluída a estação Deodoro, onde 30 artistas trabalharam na pintura de 14 painéis, entre murais internos e externos e escadarias e 15 pilares de viadutos, além da pintura da fachada, que será assinada pelo artista Igor Izy, responsável por diversos projetos em escolas municipais do Rio e descendentes de Deodoro.

Para Izy é mágico participar desse projeto e voltar para o bairro onde morava. “Fico muito feliz quando vários amigos do bairro passam e me cumprimentam. E as crianças que foram minhas alunas na Organização Não Governamental (ONG), ver isso me faz sentir realizada por ser uma referência positiva para elas”, disse a artista. Agora, serão construídos os viadutos ao redor da estação. “Temos um grande desafio que é pintar cerca de 30 viadutos na Avenida Brasil e nas estações do BRT”, resumiu Torrezão.

Ele disse que participam do projeto 131 artistas, selecionados via edital, dos quais 90% são cariocas de diferentes bairros do Rio com divisão igualitária de gênero.

Sempre pensamos em trazer números iguais de homens e mulheres”, afirmou. Ele estima que – ao final do projeto – haverá algo entre 50% de mulheres e 50% de homens.

Rua Walls

Formado em design gráfico, Caique Torrezão tornou-se, em 2014, diretor do maior festival de arte urbana da América Latina, o Art Rua e, desde então, dedica-se à revitalização urbana através da arte com o projeto Rua Walls, presente na região portuária. do Rio desde 2009 através da Visionartz, que também revitalizou a fachada da Biblioteca Parque, entre outras iniciativas.

Estamos na região portuária desde 2009. Acompanhamos e fizemos parte de todo esse processo de mudança de concepção da região. A arte foi fundamental para dar voz a estas regiões que são muito ricas em história e cultura, mas que por vezes não recebem a devida atenção. Trouxe cada vez mais energia para a região e, hoje, vemos um porto completamente diferente, tornando-se um bairro misto não só comercial, mas também com empreendimentos residenciais. Conseguimos içar bem a bandeira do porto”, concluiu Torrezão.

Postagens relacionadas