Mural de artista brasileiro ‘para o planeta’ é grande atrativo para Assembleia Geral da ONU

Feb 17, 2024

Espalhando-se ao longo da entrada da Primeira Avenida, logo acima da icônica 42nd Street de Nova York, e erguendo-se acima das bandeiras nacionais do mundo que se estendem na parte alta da cidade, o painel cobre cerca de 350 metros quadrados e deve ser lançado oficialmente na sexta-feira.

O artista, que tem mais de 20 outras obras expostas pela cidade, disse ao UN News que celebra a sustentabilidade – um tema central dos debates que ocorrerão na próxima semana, à medida que a ONU acelera a ação para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030. .

A Sede da ONU também exibiu este ano trabalhos do artista comemorando o bicentenário da independência do Brasil.

O futuro é agora

Descrevendo seu novo trabalho, que tem chamado a atenção (e feito um teste nas redes sociais) durante toda a semana, à medida que a enorme tela se aproxima da conclusão, ele disse que os temas eram universais e urgentes.

A mensagem é sobre o planeta que entregamos às nossas próximas gerações. Como estamos cuidando do nosso planeta? Porque o futuro é agora. O futuro já começou e todos somos responsáveis por ele.

Ele disse que o mural apresenta um “brasileiro comum” que sente a mesma sensação que todos nós deveríamos sentir, “por cuidar do planeta.

No epicentro você pode ver a América Latina”, disse ele ao UN News. “Coloquei lá justamente pelo cuidado que a gente tem com a nossa querida Amazônia.

O painel apresenta um homem e uma criança, com o planeta Terra no meio. Kobra explicou que representa um pai dando um presente à filha, refletindo o que ele espera que seja um novo legado de cuidado com o meio ambiente, a ser entregue às gerações futuras.

Trabalhando contra o relógio

Para deixar tudo pronto a tempo para o início da Semana de Alto Nível, que reúne Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, o artista e a sua dedicada equipa têm trabalhado longas horas, por vezes até altas horas da noite, parando até às 5 da manhã.

“Tivemos dois ou três dias de chuva. Todo o processo de pintura, que está demorando uma semana, levaria mais tempo, mas estamos trabalhando para que seja mais rápido.”

Outras 11 pinturas de Kobra estavam até recentemente expostas na entrada dos delegados na sede da ONU. A exposição foi montada a convite da Missão da ONU no Brasil, para comemorar o bicentenário do país, no início deste mês.

Kobra é um dos principais artistas de rua do mundo e seu trabalho pode ser visto desde a megacidade brasileira São Paulo até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Postagens relacionadas